Curso de Radiologia de Emergências - Módulo 1 - Sobrevivendo no Plantão

Regulamento

O Curso de Radiologia de Emergências - Módulo 1: Sobrevivendo no Plantão é um curso avançado da SPR que adota uma modalidade híbrida de ensino, que se caracteriza por mesclar atividades teóricas a distância (online) com aulas presenciais baseadas em estudos de caso e discussões com especialistas.

1.1. Objetivos

O Curso de Radiologia de Emergências – Módulo 1: Sobrevivendo no Plantão tem como objetivo:

• Familiarizar os alunos com os principais temas em Radiologia de Emergência;
• Elucidar tópicos que geram dúvidas frequentes em plantonistas e emergencistas;
• Transmitir o conceito da importância do Radiologista com foco em Emergência, seu papel nas unidades de Pronto-Atendimento, exames à beira-leito e do relacionamento interpessoal com colegas de outras especialidades do Pronto-Socorro;
• Orientar a realização de laudos direcionados, assertivos e que facilitem a tomada de conduta pelos colegas solicitantes (fugindo dos laudos vagos / dúbios / imprecisos).  


1.2. Recursos técnicos e pedagógicos

O Curso de Radiologia de Emergências – Sobrevivendo no Plantão é composto dos seguintes recursos técnicos e pedagógicos:

• Videoaulas: aulas gravadas por professores convidados pela SPR, de acordo com o programa elaborado pelos coordenadores de cada módulo.
• Material de Apoio: artigos científicos de domínio público (open access) selecionados e disponibilizados na Área do Aluno pelos coordenadores, professores e/ou tutores de cada módulo.
• Comunidades: espaço virtual coletivo de comunicação assíncrona, onde os alunos são estimulados a discutir os temas relacionados ao módulo, podendo dirimir dúvidas sobre os tópicos estudados com os tutores do módulo.
• Atividade de tutoria: será desempenhada por especialistas na área estudada em cada módulo, com disponibilidade para atender os alunos nas comunidades temáticas.
• Avaliação: ao final de cada módulo, o aluno é submetido a uma avaliação, com questões objetivas relacionadas ao conteúdo estudado. 

1.3. Programa

O programa do Curso de Radiologia de Emergências – Sobrevivendo no Plantão é dividido em dois módulos: Módulo Teórico (Online) e Módulo Prático.

1.3.1 Módulo Téorico (Online)

Composto de 21 aulas teóricas que abordam os principais temas da Radiologia de Emergências. Os temas das aulas são:

• Avaliação por Imagem dos Deficits Neurológicos Focais Agudos - Stroke Mimics
• Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico
• Infecções do Sistema Nervoso Central: Protocolos / Principais patologias e achados
• Trauma Cranioencefálico: Pontos-Chave / Relatório
• Trauma Raquimedular: Pontos-Chave / Relatório
• Emergências de Cabeça e Pescoço: Métodos de Imagem e Relatório Dirigido
• Tromboembolismo Pulmonar: Agudo x Crônico x Diferenciais
• Padrões de Imagem nas Infecções Pulmonares - dos Comuns aos Raros
• Tomografia de Corpo Inteiro - Indicações, Protocolos, Achados e Relatório - II (Face / Coluna / Tórax)
• Tomografia de Corpo Inteiro - Indicações, Protocolos, Achados e Relatório - I (Abdome / Pelve / Grandes Vasos)
• US Doppler na Emergência: Até Onde Podemos Chegar?
• Síndromes Aórticas Agudas e Emergências Vasculares nos Membros Inferiores
• Imagem Cardíaca na Urgência: Principais Patologias / Achados de Imagem / Como Relatar
• Emergências Musculoesqueléticas - Plantão Sem Medo
• Patologias da Região Inguinoescrotal - Definindo Conduta Sem Radiação
• Abdome Agudo I - Ultrassonografia Muito Além da FID
• Abdome Agudo II - Patologias Genitourinárias - US e TC
• Abdome Agudo III - Quando a TC Faz a Diferença?
• US de Sítios Incomuns - Desmistificando / Resolvendo o que Ninguém Quer Resolver
• Protocolos da Sala de Emergência: FAST / RUSH / BLUE
• US na Orientação de Procedimentos Intervencionistas: Conceito de Bedside US

1.3.2 Módulo Presencial

O Módulo Prático é uma atividade formada por aulas teóricas baseadas em estudo de casos e demonstrações práticas e tem o objetivo de fazer com que o aluno consolide o aprendizado obtido no Módulo Teórico. 

Essa atividade acontece durante a Jornada Paulista de Radiologia (JPR) em data e local pré-definidos pela Sociedade Paulista de Radiologia e Diagnóstico por Imagem, e divulgados previamente na página do Curso de Radiologia de Emergências – Módulo 1: Sobrevivendo no Plantão, no site da SPR (www.spr.org.br).

Em caso fortuito ou de força maior, a data e o local de realização do Módulo Prático anunciados pela SPR em seus veículos de comunicação podem ser alterados, não recaindo sobre a entidade a responsabilidade de arcar com eventuais prejuízos do inscrito decorrentes da necessária mudança de data e local.


1.4 Avaliação

A avaliação é parte integrante do Curso de Radiologia de Emergências – Módulo 1: Sobrevivendo no Plantão. Ao assistir todas as aulas do Módulo Teórico, o aluno é submetido a uma avaliação com questões objetivas relacionadas ao conteúdo estudado. Para ser aprovado na avaliação e receber o certificado de aprovação, o aluno deve alcançar nota maior ou igual a 75. 

Cada aluno possui duas tentativas de realização da avaliação, com 90 minutos de duração. Será considerada como nota final, a nota mais alta alcançada entre as duas tentativas. O aluno pode interromper a execução da avaliação a qualquer momento, fechando a janela do navegador, e retomá-la posteriormente do ponto exato onde foi feita a interrupção.


1.4.1 Prazo para realizar a avaliação

A avaliação final do curso deverá ser realizada até o dia 4 de junho de 2025 (23h59, horário de Brasília) - data de encerramento do Curso de Radiologia de Emergências – Módulo 1: Sobrevivendo no Plantão. Após essa data, o acesso à avaliação, assim como às aulas, será interrompido.

1.5 Certificados

Há dois tipos de certificados que podem ser recebidos pelos alunos que cursarem o Curso de Radiologia de Emergências – Módulo 1: Sobrevivendo no Plantão, os quais estão descritos a seguir:

1) Certificado de Aprovação do Módulo Teórico: Será conferido ao aluno que for aprovado com nota maior ou igual a 75 na avaliação do Módulo Teórico. O certificado será disponibilizado em formato digital (pdf), na Área do Aluno (www.sprdigital.spr.org.br).

2) Certificado de Conclusão do Módulo Prático: Será conferido ao aluno que estiver inscrito no Módulo Teórico e que participar do Módulo Prático. Alunos que abandonarem a sala de aula do Módulo Prático antes do encerramento das atividades não receberão o certificado. O certificado será disponibilizado em formato digital (pdf), no site da SPR (www.spr.org.br).

1.6 Data de início e encerramento do curso

A data de início do Módulo Teórico, a data do Módulo Prático, assim como a data de encerramento do curso estão publicadas na página “Programação” do Curso de Radiologia de Emergências – Módulo 1: Sobrevivendo no Plantão, no site da SPR (www.spr.org.br).

Os alunos terão acesso às aulas do Módulo Teórico no período anunciado no site da SPR. Após a data de encerramento do curso o acesso às aulas será interrompido.

2.1. Inscrição no Módulo Teórico

As inscrições devem ser feitas pelo site da SPR (www.spr.org.br).

As inscrições no Curso de Radiologia de Emergências – Módulo 1: Sobrevivendo no Plantão são restritas a membros da SPR que estejam em dia com sua anuidade.

Os prazos e valores de inscrição serão previamente divulgados pela SPR em seu site (www.spr.org.br) e demais canais de comunicação institucionais.

Após a efetivação do pagamento da inscrição, o aluno receberá acesso ao Módulo Teórico na Área do Aluno do site da SPR (www.spr.org.br).

2.2. Inscrição no Módulo Presencial

O Módulo Prático é uma atividade que integra a programação da Jornada Paulista de Radiologia (JPR) e será realizado em data e local pré-definidos pela Sociedade Paulista de Radiologia e Diagnóstico por Imagem e divulgados na página do Curso de Radiologia de Emergências, no site da SPR (www.spr.org.br). 
www.spr.org.br
A inscrição no Módulo Prático é livre. Para se inscrever, basta ao interessado seguir as regras de inscrição da JPR em que ele for realizado, não sendo necessário que ele esteja previamente inscrito no Módulo Teórico.


2.3. Solicitação de cancelamento de inscrição

Caso deseje cancelar sua inscrição no Curso de Radiologia de Emergências – Módulo 1: Sobrevivendo no Plantão, o aluno deverá enviar um e-mail para sprdigital@spr.org.br solicitando o cancelamento. As solicitações de cancelamento serão atendidas nas seguintes condições:

Quando o aluno não tiver iniciado o curso:

1) Solicitações de cancelamento de inscrição feitas em até sete dias após a data de inscrição no curso, o valor pago pela inscrição será restituído em 100%;

2) Solicitações de cancelamento de inscrição feitas do oitavo dia em adiante, contado da data de inscrição no curso e dentro do período de vigência do curso, conforme publicado em "Programação" na página do Curso de Radiologia de Emergências – Sobrevivendo no Plantão, no site da SPR, o valor pago pela inscrição será restituído em 90%, sendo retidos 10% do valor pago à título de cobertura de despesas administrativas.

Quando o aluno já tiver iniciado o curso:

1) O curso será considerado como "iniciado" a partir do momento em que o aluno clicar no link de visualização de uma ou mais videoaulas em sua Área do Aluno ou quando ele cursar o Módulo Presencial;

2)  Solicitações de cancelamento de inscrição de alunos que já tenham iniciado o curso, o valor pago pela inscrição será restituído em 90%, sendo retidos 10% do valor pago à título de cobertura de despesas administrativas;

3) Após a visualização de 30% ou mais das aulas online programadas ou depois de ter cursado o Módulo Presencial ou após o encerramento do período de vigência do curso, conforme publicado em "Programação" na página do Curso de Radiologia de Emergências – Sobrevivendo no Plantão, no site da SPR, a solicitação de cancelamento não será aceita.
O acesso ao curso deve ser feito por meio da Área do Aluno do site da SPR (www.spr.org.br) ou por meio do aplicativo Moodle para smartphones, disponível para download na Google Play e na App Store..
As Comunidades são espaços cujo objetivo é complementar o processo ensino-aprendizagem do Curso de Radiologia de Emergências – Sobrevivendo no Plantão, por meio de um ambiente colaborativo onde os alunos podem discutir entre si e com os tutores do módulo os temas abordados nas aulas. É um espaço para troca de conhecimento e informação, além de um canal para contato direto com os tutores a fim de esclarecer dúvidas sobre os tópicos estudados.

Por ser um canal de cunho estritamente educativo, é expressamente proibida a publicação de anúncios publicitários ou qualquer outro conteúdo que não tenha relação com o curso ou com a SPR. Aqueles que desrespeitarem essa norma terão a conduta julgada pelas instâncias cabíveis.
Caso o aluno tenha qualquer dificuldade técnica relativa ao curso ou à Área do Aluno, ele poderá enviar uma mensagem para o e-mail sprdigital@spr.org.br ou pelo WhatsApp (11) 97171-3359.

O horário de atendimento da SPR é de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, exceto feriados, quando não há expediente.
O Curso de Radiologia de Emergências – Sobrevivendo no Plantão é uma iniciativa da Sociedade Paulista de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (SPR) que visa o benefício coletivo de seus membros associados, e a reprodução fraudulenta de seu conteúdo é expressamente proibida, podendo o infrator sofrer sanções previstas no artigo 19º do Estatuto da SPR e no Título VII, capítulo II, da lei nº 9.610 de 19 de fevereiro de 1998, além das sanções penais cabíveis.