Encontro de Residentes e Aperfeiçoandos

Regulamento Oficial

9º Encontro de Residentes e Aperfeiçoandos em Radiologia e Diagnóstico por Imagem.

1. O 9º Encontro de Residentes e Aperfeiçoandos em Radiologia e Diagnóstico por Imagem será realizado pela Sociedade Paulista de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (SPR) em parceria binacional com a Argentina, no dia 18 de agosto de 2023, em formato presencial, e, ao vivo e remoto, com sociedades de outros estados e internacionais parceiras, pela ferramenta do Zoom. Este evento é parte da programação do 27º Curso de Atualização em Imagem (Prof. Dr. Feres Secaf), que ocorrerá nos dias 18 e 19 de agosto de 2023.

2. O residente/aperfeiçoando indicado para participar do Encontro apresentando um caso e representando a residência convidada deve ser membro ativo da SPR e estar inscrito no 27º Curso de Atualização em Imagem (Prof. Dr. Feres Secaf). Estão dispensados desta obrigatoriedade os residentes da Argentina, os de outros estados do Brasil e os convidados de outros países.

3. O tutor ou coordenador indicado para participar do Encontro discutindo casos, caso exerça a profissão de radiologista no Estado de São Paulo, deve ser membro ativo da SPR e estar inscrito no 27º Curso de Atualização em Imagem (Prof. Dr. Feres Secaf).

4. A instituição pré-selecionada deve confirmar sua participação no 9º Encontro de Residentes e Aperfeiçoandos em Radiologia e Diagnóstico por Imagem respondendo ao convite do Departamento de    Eventos da SPR até o dia 30 de junho de 2023, sexta-feira. A instituição que não confirmar sua participação até o prazo estipulado será considerada desistente.

5. Após confirmar sua participação no 9º Encontro de Residentes e Aperfeiçoandos em Radiologia e Diagnóstico por Imagem, a instituição deve indicar, até o dia 30 de junho de 2023, sexta-feira, o(a) residente que irá representá-la. A instituição que não indicar o residente representante até o prazo estipulado será considerada desistente.

6. O caso a ser apresentado deve ser preparado no template em PowerPoint oficial do Encontro e enviado finalizado à SPR até o dia 11 de agosto, segunda-feira. A instituição que não enviar o material no prazo estipulado nesse regulamento estará impossibilitada de apresentar seu caso no Encontro.

7. O tempo total para apresentação do caso pelo residente/aperfeiçoando é de 7 minutos (considerando o tempo de apresentação do caso e o de comentários pós-diagnóstico) mais 3 minutos para  discussão pelos moderadores, convidados e pela plateia (debate/discussão). O moderador interromperá a     apresentação quando esgotado este tempo ou quando se chegar ao diagnóstico.
8. A instituição selecionada deverá preparar um caso clínico, em formato PowerPoint, utilizando o template padrão do 9º Encontro de Residentes em Radiologia e Diagnóstico por Imagem da SPR, que está disponível para download no link. 

9. Os slides da apresentação do caso devem seguir a seguinte formatação:
Slide 1. Nome do Serviço e responsáveis + coordenador. NOME DO APRESENTADOR. Deve também conter a informação do sistema predominante do caso clínico apresentado. Exemplo: Caso de Pediatria; Caso de Urogenital; Caso de Musculoesquelético; etc.
Slide 2. História Clínica objetiva incluindo os dados necessários para o encaminhamento da apresentação. 
Slide 3. Exames e outras informações subsidiárias relevantes. Por exemplo, endoscopia, antecedentes, imagem de achados (lesão cutânea, avaliação da cavidade oral etc.). Usar somente este slide ou distribuir com o slide 2. 
Slide 4 (sequência sugerida de até CINCO slides). Apresentação do caso. Mostrar as imagens dirigidas para o caso, podendo incluir clipes/vídeo. Este momento é que deve concentrar o interesse didático e informativo da discussão. Deve conter as imagens que permitam uma conclusão razoável do debatedor.  Não ultrapassar cinco slides.
Slide 5. Deve conter somente a palavra “CONCLUSÃO”. Neste ponto o debatedor do caso faz sua ponderação final.
Slide 6. Contém o diagnóstico final e como foi obtido. Por exemplo: biópsia percutânea, cirurgia, evolução clínica e tratamento, etc.
Slide 7. Imagens opcionais que possam reforçar a conclusão: foto da peça e/ou dado da literatura e/ou dado que apoie o resultado. Não é necessário que se adicionem referências bibliográficas ou se apresente a doença ou síndrome em sua plenitude. Lembre-se que não deve apresentar uma aula, pois só tem dez minutos no total. Se forem incluídas outras informações devem estar somente neste slide.
Slide 8/Slide Final. MENSAGEM FINAL. Refere-se ao “Take home message”. Informar de maneira clara e sucinta, usando poucas linhas ou numerando, o que se deve guardar deste caso.  Qual informação importante que este caso trouxe?  Qual o seu ensinamento fundamental ou quais os ensinamentos que devemos guardar ou relembrar desta apresentação? IMPORTANTE: Trata-se de uma mensagem didática desta apresentação e não um quadro de tudo que esta anormalidade pode exibir. Quanto mais sucinto, maior o seu impacto didático, sendo recomendável que contenha apenas de uma a três frases.


10.    O residente/aperfeiçoando terá até sete minutos para finalização do caso, aí incluídas a discussão e demais comentários da platéia. O moderador interromperá a apresentação quando esgotado este tempo ou antes, se alguém citar o diagnóstico. É importante que o residente apresentador avise logo que o diagnóstico for citado. Recomenda-se que o residente/aperfeiçoando prepare seu caso para um tempo máximo de sete minutos.


11.    Durante a apresentação do caso pelo residente/aperfeiçoando, o moderador da sessão levará a discussão do caso à audiência, que poderá apontar o diagnóstico ou diagnósticos diferenciais do caso, bem como outros comentários do moderador. 

12.     Assim que o diagnóstico correto for mencionado, a discussão poderá ser interrompida pelo moderador e o residente/aperfeiçoando concluir a sua apresentação.
13. A discussão de casos do 9º Encontro de Residentes e Aperfeiçoandos em Radiologia e Diagnóstico  por Imagem será presencial, e ao vivo e remoto, com sociedades de outros estados e internacionais parceiras, pela ferramenta do Zoom. 

14. Participarão dessa discussão os moderadores da Sessão do Brasil e da Argentina, debatedores convidados, os tutores, coordenadores, docentes e os residentes ou aperfeiçoados indicados pelos serviços e residentes de sociedades internacionais parceiras, além dos inscritos no evento que assim desejarem. Todos são estimulados a interagir. 


15. Até o dia 11 de agosto, em data e horário a ser confirmado, será realizado um treinamento com os apresentadores de caso das sociedades internacionais parceiras que participarão de forma online. O objetivo desse treinamento é detalhar as funcionalidades do Zoom que serão utilizadas no Encontro. O ensaio será feito pelo Zoom, por meio de link que será enviado pela SPR.

16. No dia 18 de agosto de 2023, 01 hora antes do início do evento, os participantes que participarão de forma online,  apresentadores de caso, tutores, debatedores convidados e moderadores deverão acessar o link do Zoom enviado pela SPR para a realização de testes técnicos (som/imagem/compartilhamento da tela/qualidade de Internet), a fim de  garantir que todos possam participar com o menor risco possível de enfrentarem problemas técnicos durante o evento.

17. Após o início da atividade, os residentes serão chamados a apresentar os casos pelos moderadores,  segundo ordem estabelecida por estes, a qual não será divulgada previamente. Será divulgado apenas o período em que cada caso será apresentado. Dessa forma, os residentes   devem permanecer conectados, pelo menos, durante todo o período designado para sua apresentação.

18. Serão premiados os melhores casos do Encontro, conforme avaliação da banca julgadora. Os prêmios serão anunciados durante o 9º Encontro. 

Baixe aqui o modelo de apresentações para o 9º Encontro de Residentes