Confira as principais dúvidas recebidas sobre as inscrições para o Concurso SPR-AIRP

A uma semana do encerramento das inscrições para o Concurso SPR-AIRP 2021, a SPR tem recebido algumas dúvidas de profissionais em processo de envio de trabalhos. Por isso, reunimos algumas delas com as respectivas respostas e orientações, com o objetivo de facilitar o processo para todos os interessados.

Mais informações, você encontra em https://bit.ly/ConcursoSPR-AIRP21

Confira as principais dúvidas: 

A formatação do texto em Word e dos slides pode ser conforme as regras da ABNT ou existe alguma formatação específica do concurso?

Não é estritamente necessário seguir normas da ABNT para formatação - o mais importante é que o caso seja descrito conforme as regras do regulamento, com atenção ao uso correto da ortografia. Se o participante julgar que as normas ABNT ajudam a deixar o texto e os slides mais organizados, pode utilizá-las, desde que leve em consideração e respeite o que é solicitado no regulamento. Recomendamos que também leia o artigo da Dra. Maria Helena Mendonça, membro da comissão avaliadora, sobre os erros mais comuns nos casos submetidos ao concurso: https://bit.ly/Artigo-SPRAIRP21

Há limites de caracteres para cada um dos formatos dos materiais a serem enviados para inscrição no Concurso SPR-AIRP?

Não há limites de caracteres para os formatos I e III, somente no formato II que é necessário que contenham em até no máximo 30 slides.

Consta no regulamento que há um limite de 5 imagens para o formato III. Nos formatos I e II também há um limite?

O único limite no formato III é por ser destinado a matéria no Jornal da Imagem, por esse motivo os outros formatos não há um limite.

Existe um número mínimo ou máximo de páginas?

Não há um número mínimo ou máximo de páginas - o arquivo deve conter todas as informações solicitadas. Com exceção do Formato II, que é necessário ter, conforme o regulamento, no máximo 30 slides e até 250MB. Verifique na plataforma de submissão de casos os tamanhos dos arquivos a serem submetidos.

Quando o trabalho estiver pronto nos três formatos e com as autorizações de reconhecimento solicitadas já preenchidas, como faço para enviar tudo a vocês?

Para submissão do trabalho ao Concurso, é necessário que os materiais sejam anexados e enviados pelo próprio site da SPR, no menu lateral “Como Participar”: https://bit.ly/ConcursoSPR-AIRP21

Sobre as instruções para preparação do material no formato de 1 - Texto, na parte A. Qual a diferença entre os itens III (Hipóteses Diagnósticas) e V (Diagnósticos diferenciais)?

Hipótese diagnóstica corresponde ao diagnóstico mais provável para o caso baseado nos achados clínicos, epidemiológicos e de imagem, podendo ou não incluir alguns diagnósticos diferenciais.

Já no campo de diagnósticos diferenciais, devem ser incluídos todos os diagnósticos diferenciais de imagem possíveis para o caso, mesmo os que não parecem ser os mais prováveis, devendo a adequada diferenciação ser demonstrada neste momento.

Por ex.: Paciente jovem com lesão extra-axial frontal esquerda.

HD: meningioma / metástase / tumor fibroso solitário

Diagnóstico final histopatológico: goma sifilítica

Dd: meningioma / metástase / tumor fibroso solitário / tuberculose / sarcoidose