REGULAMENTO

O Curso de Radiologia de Emergências – Sobrevivendo no Plantão é um curso avançado da SPR que adota uma modalidade híbrida de ensino, que se caracteriza por mesclar atividades teóricas a distância (online) - que têm como marca dar ao aluno autonomia nos estudos por meio de ferramentas de ensino a distância (EaD) - com aulas práticas baseadas em estudos de caso e discussões com especialistas.

1.1. Objetivos

O Curso de Radiologia de Emergências – Sobrevivendo no Plantão tem como objetivo:

  • Familiarizar os alunos com os principais temas em Radiologia de Emergência;
  • Elucidar tópicos que geram dúvidas frequentes em plantonistas e emergencistas;
  • Transmitir o conceito da importância do Radiologista com foco em Emergência, seu papel nas unidades de Pronto-Atendimento, exames à beira-leito e do relacionamento interpessoal com colegas de outras especialidades do Pronto-Socorro;
  • Orientar a realização de laudos direcionados, assertivos e que facilitem a tomada de conduta pelos colegas solicitantes (fugindo dos laudos vagos / dúbios / imprecisos).
1.2. Recursos técnicos e pedagógicos

O Curso de Radiologia de Emergências – Sobrevivendo no Plantão é composto dos seguintes recursos técnicos e pedagógicos:

  • Videoaulas: aulas gravadas por professores convidados pela SPR, de acordo com o programa elaborado pelos coordenadores de cada módulo.
  • Material de Apoio: artigos científicos de domínio público (open access) selecionados e disponibilizados na Área Restrita pelos coordenadores, professores e/ou tutores de cada módulo.
  • Comunidades: espaço virtual coletivo de comunicação assíncrona, onde os alunos são estimulados a discutir os temas relacionados ao módulo, podendo dirimir dúvidas sobre os tópicos estudados com os tutores do módulo.
  • Atividade de tutoria: será desempenhada por especialistas na área estudada em cada módulo, com disponibilidade para atender os alunos nas comunidades temáticas.
  • Avaliação: ao final de cada módulo, o aluno é submetido a uma avaliação, com questões objetivas relacionadas ao conteúdo estudado.
1.3. Programa

O programa do Curso de Radiologia de Emergências – Sobrevivendo no Plantão é dividido em dois módulos: Módulo Teórico e Módulo Prático.

1.3.1. Módulo Teórico

Composto de 23 aulas teóricas que abordam os principais temas da Radiologia de Emergências. Os temas das aulas são:

  • Avaliação por Imagem dos Deficits Neurológicos Focais Agudos - Stroke Mimics
  • Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico
  • Infecções do Sistema Nervoso Central: Protocolos / Principais patologias e achados
  • Trauma Cranioencefálico: Pontos-Chave / Relatório
  • Trauma Raquimedular: Pontos-Chave / Relatório
  • Emergências de Cabeça e Pescoço: Métodos de Imagem e Relatório Dirigido
  • Tromboembolismo Pulmonar: Agudo x Crônico x Diferenciais
  • Padrões de Imagem nas Infecções Pulmonares - dos Comuns aos Raros
  • Tomografia de Corpo Inteiro - Indicações, Protocolos, Achados e Relatório - I (Abdome / Pelve / Grandes Vasos)
  • Tomografia de Corpo Inteiro - Indicações, Protocolos, Achados e Relatório - II (Crânio-Cervical / Tórax)
  • US Doppler na Emergência: Até Onde Podemos Chegar?
  • Síndromes Aórticas Agudas e Emergências Vasculares nos Membros Inferiores
  • Imagem Cardíaca na Urgência: Principais Patologias / Achados de Imagem / Como Relatar
  • Emergências Musculoesqueléticas - Plantão Sem Medo
  • Patologias da Região Inguinoescrotal - Definindo Conduta Sem Radiação
  • Abdome Agudo I - Ultrassonografia Muito Além da FID
  • Abdome Agudo II - Patologias Genitourinárias - US e TC
  • Abdome Agudo III - Quando a TC Faz a Diferença?
  • US de Sítios Incomuns - Desmistificando / Resolvendo o que Ninguém Quer Resolver
  • Protocolos da Sala de Emergência: FAST / RUSH / BLUE
  • US na Orientação de Procedimentos Intervencionistas: Conceito de Bedside US
  • Novo Papel do Radiologista de Emergência: Perspectivas / Multidisciplinaridade
1.3.2. Módulo Prático (Presencial)

O Módulo Prático é uma atividade presencial, que acontece em data e local pré-definidos pela Sociedade Paulista de Radiologia e Diagnóstico por Imagem, e divulgados previamente na página do Curso de Radiologia de Emergências – Sobrevivendo no Plantão no site da SPR (www.spr.org.br).

Essa atividade presencial será baseada em estudo de casos e tem o objetivo de fazer com que o aluno consolide o aprendizado obtido no Módulo Teórico (Online).

1.4. Avaliação

A avaliação é parte integrante do Curso de Radiologia de Emergências – Sobrevivendo no Plantão. Ao assistir todas as aulas do Módulo Teórico (Online), o aluno é submetido a uma avaliação com questões objetivas relacionadas ao conteúdo estudado. Para ser aprovado na avaliação e receber o certificado de aprovação, o aluno deve alcançar a nota mínima 75.

O aluno possui apenas uma tentativa, com 90 minutos de duração, para realização da avaliação. O aluno pode interromper a execução da avaliação a qualquer momento, fechando a janela do navegador, e retomá-la posteriormente do ponto exato onde foi feita a interrupção.

Ao concluir a avaliação de um módulo, o acesso às aulas e à avaliação deste módulo será interrompido, impossibilitando o aluno de rever o conteúdo.

1.4.1. Prazo para realizar a avaliação

A avaliação final do curso deverá ser realizada até a data anunciada no site da SPR como data de encerramento do Curso de Radiologia de Emergências – Sobrevivendo no Plantão. Após essa data, o acesso à avaliação, assim como às aulas, será interrompido.

1.4.2. Simulado (pré-teste)

Antes de fazer a avaliação final do curso, o aluno pode se submeter a um simulado com questões objetivas relacionadas ao conteúdo apresentado no curso.

O simulado pode ser realizado pelo aluno a qualquer momento, dentro do prazo de vigência do curso, conforme anunciado no site da SPR (www.spr.org.br). A nota do simulado não ter valor para aprovação no curso. O simulado só poderá ser realizado uma vez.

1.5. Certificados

O Curso de Radiologia de Emergências – Sobrevivendo no Plantão oferece dois tipos de certificação aos alunos:

a. Certificado de Aprovação
Para obtenção do Certificado de Aprovação, o aluno deve alcançar a nota maior ou igual a 75 na avaliação final do curso. O Certificado será disponibilizado automaticamente, após a conclusão da avaliação, no menu Aprendizado na aba Histórico de Trilhas/Treinamentos.

b. Certificado de Participação
Para obtenção do Certificado de Participação, o aluno deverá assistir a 100% das aulas dos módulos Teórico (Online) e Prático (Presencial) dentro de período de realização divulgado na página “Programação” do Curso de Radiologia de Emergências – Sobrevivendo no Plantão no site da SPR (www.spr.org.br). O certificado de Participação será disponibilizado no site da SPR (www.spr.org.br) em até 30 dias após o encerramento do curso.

Os certificados serão disponibilizados no site da SPR (www.spr.org.br) em até 30 dias após o encerramento do curso.

1.6. Data de início e encerramento do curso

A data de início do Módulo Teórico (Online), a data do Módulo Prático (Presencial), assim como a data de encerramento do curso estão publicadas na página “Programação” do Curso de Radiologia de Emergências – Sobrevivendo no Plantão, no site da SPR (www.spr.org.br).

Os alunos terão acesso às aulas do Módulo Teórico (Online) no período anunciado no site. Após a data de encerramento do curso, o acesso ao seu conteúdo será interrompido.

2. Inscrições

As inscrições no Curso de Radiologia de Emergências – Sobrevivendo no Plantão são restritas a membros da SPR que estejam em dia com sua anuidade. Os interessados deverão se inscrever em duas etapas: primeiramente no Módulo Teórico (Online); posteriormente, no Módulo Prático (Presencial).

As vagas são limitadas. Em caso de preenchimento total das vagas, o sistema de inscrição será encerrado, mesmo que o período de inscrição anunciado não tenha sido concluído, e os alunos interessados deverão aguardar a abertura de novas turmas para inscrição.

2.1. Inscrição no Módulo Teórico (Online)

A inscrição no Módulo Teórico deve ser feita por meio do sistema de inscrição disponível no site da SPR (www.spr.org.br), no período previamente anunciado pela SPR em seus canais de comunicação. O pagamento da matrícula deve ser realizado com cartão de crédito, diretamente no sistema de inscrição.

Após a efetivação do pagamento da inscrição, o aluno deverá aguardar até a data anunciada no site da SPR (www.spr.org.br) como data de início do curso para ter acesso às aulas. Caso o curso já tenha sido iniciado no momento da matrícula, o acesso ao curso será liberado ao aluno em até três dias úteis.

2.2. Inscrição no Módulo Prático (Presencial)

A inscrição no Módulo Prático deverá ser feita pelo aluno por meio do sistema de inscrição do evento da SPR em que ele será realizado conjuntamente. O sistema de inscrição ficará disponível para acesso no site da SPR (www.spr.org.br). Não há custo extra ao aluno para inscrição no Módulo Prático (Presencial).

A inscrição no Módulo Prático não dá direito ao aluno de participar do evento da SPR em que ele será realizado. Caso o aluno tenha interesse em participar do evento, ele deverá realizar uma inscrição à parte no evento em questão e arcar com os custos dessa inscrição (se houver).

2.3. Cancelamento da inscrição

Caso deseje cancelar sua inscrição no Curso de Radiologia de Emergências – Sobrevivendo no Plantão, o aluno deverá enviar um e-mail para sprdigital@spr.org.br solicitando o cancelamento. As solicitações de cancelamento serão atendidas nas seguintes condições:

1) Solicitações de cancelamento de inscrição feitas em até sete dias após a da data de inscrição no curso, o valor pago pela inscrição será restituído em 100%, desde que o aluno não tenha iniciado o curso. O curso será considerado como "iniciado" a partir do momento em que o aluno clicar no link de visualização de uma ou mais videoaulas em sua Área Restrita.

2) Solicitações de cancelamento de inscrição de alunos que já tenham iniciado o curso, o valor pago pela inscrição será restituído em 90%, sendo retidos 10% do valor pago, à título de cobertura de despesas administrativas.

Após a visualização de 30% ou mais das aulas online programadas, a solicitação de cancelamento não será aceita.

A inscrição é pessoal e intransferível.
3. Acesso ao curso

O acesso ao curso deve ser feito por meio da Área Restrita do site da SPR (www.spr.org.br), utilizando o navegador de Internet Google Chrome ou o Mozilla Firefox, que são os navegadores homologados pela plataforma da Área Restrita da SPR (Fluig®).

Ao fazer o login na Área Restrita, o aluno deve acessar sua área de Aprendizado, clicar em “Meu aprendizado” e, por fim, na seção de “Treinamentos”, clicar no botão de acesso do módulo/turma em que está matriculado.

3.1.1. Como assistir as aulas do Módulo Teórico

O acesso às aulas do Módulo Teórico deve ser feito por meio da Área Restrita do site da SPR (www.spr.org.br), utilizando o navegador de Internet Google Chrome ou o Mozilla Firefox, que são os navegadores homologados pela plataforma da Área Restrita da SPR (Fluig®).

Ao fazer o login na Área Restrita, o aluno deve acessar sua área de Aprendizado, clicar em “Meu aprendizado” e, por fim, na seção de “Treinamentos”, clicar no botão de acesso ao Curso de Radiologia de Emergências – Sobrevivendo no Plantão.

Para assistir uma aula, o aluno deve clicar no link “Assistir agora”, localizado ao lado do título da aula. Uma nova janela do navegador será aberta com a videoaula, pronta para ser assistida.

Se a aula já tiver sido assistida ou acessada ao menos uma vez pelo aluno, o link para abertura da videoaula deixará de ser “Assistir agora” e passará a ser um sinal de verificação (✓). Ao clicar no sinal de verificação, uma caixa de seleção se abrirá na tela, onde o aluno deverá alterar o modo de visualização de “Visualizar” para “Rever” e clicar no botão “Assistir agora”. Uma nova janela do navegador será aberta com a videoaula, pronta para ser assistida novamente.

Observação: O modo de acesso às aulas eventualmente pode sofrer alterações com as atualizações da plataforma da Área Restrita da SPR (Fluig®). Em caso de mudanças, a SPR publicará as novas instruções em seu site (www.spr.org.br).

As aulas, geralmente, são divididas em quatro partes:
Parte A: primeira parte da aula
Pergunta A: pergunta referente à primeira parte da aula
Parte B: segunda parte da aula
Pergunta B: pergunta referente à segunda parte da aula

Para avançar entre as partes, o aluno deve sair do modo tela cheia (caso esteja) e clicar na seta para avançar que aparecerá no canto esquerdo do vídeo.

Para o aluno registrar no sistema que assistiu a aula até o fim, após responder à Pergunta B, ele deve clicar na seta para avançar até que a mensagem “Parabéns, você finalizou a aula!” apareça na tela. Com a mensagem na tela, o sistema registrará que o aluno assistiu a aula até o final, e assim ele poderá fechar a janela de exibição do vídeo.

Mais informações sobre o acesso ao curso e à navegação no ambiente estão disponíveis na página do curso no site da SPR (www.spr.org.br).

As Comunidades são espaços cujo objetivo é complementar o processo ensino-aprendizagem do Curso de Radiologia de Emergências – Sobrevivendo no Plantão, por meio de um ambiente colaborativo onde os alunos podem discutir entre si e com os tutores do módulo os temas abordados nas aulas. É um espaço para troca de conhecimento e informação, além de um canal para contato direto com os tutores a fim de esclarecer dúvidas sobre os tópicos estudados.

É também nas Comunidades que os tutores publicam artigos científicos de acesso livre que contribuem para uma melhor formação dos alunos.

Por ser um canal de cunho estritamente educativo, é expressamente proibida a publicação de anúncios publicitários ou qualquer outro conteúdo que não tenha relação com o curso ou com a SPR. Aqueles que desrespeitarem essa norma terão a conduta julgada pelas instâncias cabíveis.
Caso o aluno tenha qualquer dificuldade técnica relativa ao curso ou à Área Restrita, poderá enviar uma mensagem por meio do canal “Suporte”, localizado no menu principal da Área Restrita. A mensagem será respondida pela SPR em um prazo de até dois dias úteis. Em casos de emergência, o aluno poderá ainda acionar o departamento de Educação Digital da SPR pelo telefone (11) 5053-6363.

O horário de atendimento da SPR é de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, exceto feriados, quando não há expediente.
O Curso de Radiologia de Emergências – Sobrevivendo no Plantão é uma iniciativa da Sociedade Paulista de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (SPR) que visa o benefício coletivo de seus membros associados, e a reprodução fraudulenta de seu conteúdo é expressamente proibida, podendo o infrator sofrer sanções previstas no artigo 19º do Estatuto da SPR e no Título VII, capítulo II, da lei nº 9.610 de 19 de fevereiro de 1998, além das sanções penais cabíveis.
WordPress Image Lightbox