Clube Roentgen

Sobre o Clube Roentgen

Presidido pelo Dr. Regis Otaviano França Bezerra (2023-2025), o Clube Roentgen é uma reunião científica mensal, realizada de maneira remota pelo Zoom, com acesso livre a qualquer médico interessado. Desde o primeiro encontro, em 1958, num bar localizado na Avenida Brigadeiro Luís Antônio, em São Paulo, a reunião tem o objetivo não só de fomentar o aprendizado de jovens e radiologistas mais experientes, tendo como base a discussão de casos, mas também de ser um espaço de troca de experiência entre profissionais de diferentes escolas e serviços.

A cada reunião, um serviço de residência médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem fica responsável pelo preparo de quatro casos clínicos, cada um abordando uma área distinta (abdome, tórax, neurorradiologia e musculoesquelético). Os casos são discutidos por quatro diferentes debatedores, que elaboram uma apresentação didática, mostrando as técnicas e os embasamentos teóricos a partir dos quais se orientaram para chegar a um possível diagnóstico.

Gincana Clube Roentgen

A partir de 2023, o Clube Roentgen passa a ser também uma gincana de casos, que premiará ao final do ano os participantes que se destacarem nas discussões.

Ao longo de suas apresentações, os debatedores estimulam a plateia a participar da discussão por meio de um quiz interativo, utilizando a ferramenta Kahoot. 

Os participantes que respondem e acertam as respostas corretas ganham pontos. Os três participantes que somarem mais pontos ao longo do ano serão considerados vencedores, em um pódio que destacará o primeiro, o segundo e o terceiro colocados, de acordo com a pontuação recebida (da mais alta a mais baixa).