HC cria plataforma para auxiliar profissionais no diagnóstico ágil da COVID-19

Buscando auxiliar médicos radiologistas de todo o país no diagnóstico da COVID-19, o Hospital de Radiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMSUP) criou a plataforma RadVid-19: disponível gratuitamente para médicos e instituições de saúde, o serviço emprega inteligência artificial à análise de exames de imagem e, assim, detecta casos do novo coronavírus.

 

Quase sete mil exames de imagens foram enviados por radiologistas brasileiros, criando um vasto banco de imagens de raios-X e tomografias do tórax de pacientes. Dessa forma, o serviço, a partir de algoritmos e inteligência artificial, é capaz de identificar indícios da presença de COVID-19 nos exames. A proposta é realizar a leitura de raios-x e tomografias computadorizadas, e indicar a probabilidade da pessoa estar ou não infectada pela COVID-19. O processo acontece via identificação de padrões comuns da doença nos exames de imagem.

A ferramenta mostra também o grau de comprometimento pulmonar e, assim, cria um grande banco de dados, que pode auxiliar médicos a definir conduta e possível tratamento dos pacientes. Além disso, a plataforma permite que médicos radiologistas em plantão online possam esclarecer dúvidas de diagnóstico com base nos exames de imagem – indicando, por exemplo, alta ou baixa probabilidade para COVID-19.

A plataforma está disponível para acesso em: http://radvid19.hc.fm.usp.br/