European Course of Diagnostic and Interventional Neuroradiology in Latin America

Pela primeira vez a Sociedade Europeia de Neurorradiologia (ESNR) e o Conselho Europeu de Neurorradiologia (EBNR) trouxeram à América Latina o seu principal curso, o European Course of Diagnostic and Interventional Neuroradiology.

Obrigatório para os neurorradiologistas europeus e pré-requisito para a realização da prova do EdiNR (Título de Especialista Europeu em Neurorradiologia), o curso chegou ao Brasil graças a uma parceria inédita das entidades europeias com a SPR para beneficiar os profissionais da América Latina. Denominado European Course of Diagnostic and Interventional Neuroradiology in Latin America, o 1st Cycle • Module 1: Anatomy and Embryology, foi realizado pela SPR de 8 a 11 de fevereiro de 2017, no Maksoud Plaza Hotel, em São Paulo.

O programa científico intensivo de quatro dias, apresenta o mesmo modelo praticado na Europa, com aulas teóricas pela manhã e workshops pela tarde. No primeiro módulo do evento, seis professores enviados pela ESNR e cerca de 20 outros palestrantes do Brasil e da América Latina apresentaram aos participantes o conteúdo básico da neurorradiologia que todo profissional formado ou em treinamento dessa área deve saber.

As aulas teóricas são apresentadas, em sua maioria, pelos professores estrangeiros - com tradução para o português e espanhol. As aulas práticas acontecem sob a forma de workshops, sendo coordenadas simultaneamente por dois professores europeus, brasileiros ou dos demais países da América do Sul.

Ao final de cada módulo do curso, será disponibilizado um certificado de participação àqueles que atingirem a frequência necessária, também endossado pela SBNR (Sociedade Brasileira de Neurorradiologia). Haverá, ainda, uma prova sobre o conteúdo apresentado para treinamento dos participantes, e os aprovados receberão um certificado à parte da EBNR.

É importante salientar que o European Course of Diagnostic and Interventional Neuroradiology in Latin America é equivalente e apresenta o mesmo valor dos cursos realizados pela ESNR/EBNR na Europa. O 1st Cycle • Module 1: Anatomy and Embryology foi o primeiro evento de um total de quatro cursos. Os três restantes serão realizados em 2018, 2019 e 2020. A data e o tema do segundo módulo já estão definidos: 1st Cycle • Module 2: CNS Tumors | De 21 a 24/02/2018

Aqueles que cursarem os quatro módulos em São Paulo e realizarem a prova final poderão prestar a prova do EdiNR (Título de Especialista Europeu em Neurorradiologia) na Europa. Mais informações sobre o título podem ser encontradas site da ESNR.

WordPress Image Lightbox