Curso de Atualização em Imagem (Prof. Dr. Feres Secaf)

Promovido anualmente pela SPR, o Curso de Atualização em Imagem da SPR (Prof. Dr. Feres Secaf) tem como diretriz oferecer um programa científico que promova a discussão de temas práticos e comuns à rotina diária do Diagnóstico por Imagem, bem como a atualização e revisão dos principais tópicos da especialidade. Os temas selecionados são tradicionalmente abordados por profissionais de reconhecida experiência em suas respectivas áreas.

23º Curso de Atualização em Imagem (Prof. Dr. Feres Secaf)

Em 2019, o 23º Curso de Atualização em Imagem (Prof. Dr. Feres Secaf) acontece entre os dias 29 de agosto e 1º de setembro, no Maksoud Plaza Hotel, em São Paulo, SP. Pela segunda vez, o curso terá sua programação dividida em quatro dias, sendo a quinta-feira destinada a duas sessões especiais: pela manhã acontecerá a Sessão de Profissionalismo e a tarde, o já tradicional, Encontro de Residentes e Aperfeiçoandos da SPR, que chega a sua 5ª edição. A final do Concurso SPR-AIRP se manterá no final da tarde de sábado e, as atividades práticas dos Cursos Híbridos de Segurança em Radiologia, BI-RADS®, Radiologia de Emergências e Imagem em Endometriose também acontecerão durante o evento.

História do Curso

O Curso foi realizado pela primeira vez em 1981, quando se firmou uma parceria entre o Prof. Dr. Feres Secaf, então professor da Escola Paulista de Medicina, e o Dr. Rogelio Moncada, professor da Loyola University, nos Estados Unidos. Naquela época, esses dois médicos desejavam criar um curso que promovesse a troca de conhecimentos entre os radiologistas das duas universidades.

Após sua primeira realização, a atividade passou a ocorrer quase que anualmente. Em 1994, a pedido do próprio Prof. Dr. Feres Secaf, a SPR assumiu a realização do curso. A partir desta data, o evento passou a se chamar “Curso de Diagnóstico por Imagem Prof. Dr. Feres Secaf”, apresentando uma programação dividida em duas frentes: Ultrassonografia e Ressonância Magnética / Tomografia Computadorizada.

Em 2008, o Curso de Atualização assumiu novo formato, passando a apresentar um programa científico dividido em módulos, focados nas subespecialidades do Diagnóstico por Imagem: Mama, Medicina Interna, Músculoesquelético, Neurorradiologia, Radiologia Geral, Tórax, Ultrassom em Ginecologia, Ultrassom em Obstetrícia e Ultrassom Geral. A mudança no estilo da programação foi deliberada após ampla discussão entre a diretoria da SPR, os coordenadores dos cursos realizados pela entidade e diversos colaboradores.

Quem foi o Dr. Feres Secaf?

Nenhum outro médico seria tão adequado quanto o Prof. Dr. Feres Secaf para tornar realidade o Curso de Atualização em US, TC e RM. Todas as realizações deste profissional sempre estiveram impregnadas de obstinação, otimismo e respeito. Formado médico e radiologista pela FMUSP, detentor de título de especialista pelo Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR) e de inúmeros outros títulos acadêmicos, este nobre radiologista passou por todas as etapas da docência, sempre se destacando por seu notável desempenho intelectual e dedicação. Sua carreira foi desenvolvida na Unifesp/EPM, onde passou grande parte da vida.

Na área associativa, o Prof. Dr. Feres Secaf integrou os principais movimentos em benefício da classe. Foi presidente da SPR, sócio fundador e presidente do CBR e vice–presidente do Colégio Interamericano de Radiologia.