REGULAMENTO

O Curso de Radiologia de Emergências – Sobrevivendo no Plantão é um curso avançado da SPR que adota uma modalidade híbrida de ensino, que se caracteriza por mesclar atividades teóricas a distância (online) - que têm como marca dar ao aluno autonomia nos estudos por meio de ferramentas de ensino a distância (EaD) - com aulas práticas baseadas em estudos de caso e discussões com especialistas.

1.1. Objetivos

O Curso de Radiologia de Emergências – Sobrevivendo no Plantão tem como objetivo:

  • Familiarizar os alunos com os principais temas em Radiologia de Emergência;
  • Elucidar tópicos que geram dúvidas frequentes em plantonistas e emergencistas;
  • Transmitir o conceito da importância do Radiologista com foco em Emergência, seu papel nas unidades de Pronto-Atendimento, exames à beira-leito e do relacionamento interpessoal com colegas de outras especialidades do Pronto-Socorro;
  • Orientar a realização de laudos direcionados, assertivos e que facilitem a tomada de conduta pelos colegas solicitantes (fugindo dos laudos vagos / dúbios / imprecisos).
1.2. Recursos técnicos e pedagógicos

O Curso de Radiologia de Emergências – Sobrevivendo no Plantão é composto dos seguintes recursos técnicos e pedagógicos:

  • Videoaulas: aulas gravadas por professores convidados pela SPR, de acordo com o programa elaborado pelos coordenadores de cada módulo.
  • Material de Apoio: artigos científicos de domínio público (open access) selecionados e disponibilizados na Área Restrita pelos coordenadores, professores e/ou tutores de cada módulo.
  • Comunidades: espaço virtual coletivo de comunicação assíncrona, onde os alunos são estimulados a discutir os temas relacionados ao módulo, podendo dirimir dúvidas sobre os tópicos estudados com os tutores do módulo.
  • Atividade de tutoria: será desempenhada por especialistas na área estudada em cada módulo, com disponibilidade para atender os alunos nas comunidades temáticas.
  • Avaliação: ao final de cada módulo, o aluno é submetido a uma avaliação, com questões objetivas relacionadas ao conteúdo estudado.
1.3. Programa

O programa do Curso de Radiologia de Emergências – Sobrevivendo no Plantão é dividido em dois módulos: Módulo Teórico e Módulo Prático.

1.3.1. Módulo Teórico

Composto de 23 aulas teóricas que abordam os principais temas da Radiologia de Emergências. Os temas das aulas são:

  • Avaliação por Imagem dos Deficits Neurológicos Focais Agudos - Stroke Mimics
  • Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico
  • Infecções do Sistema Nervoso Central: Protocolos / Principais patologias e achados
  • Trauma Cranioencefálico: Pontos-Chave / Relatório
  • Trauma Raquimedular: Pontos-Chave / Relatório
  • Emergências de Cabeça e Pescoço: Métodos de Imagem e Relatório Dirigido
  • Tromboembolismo Pulmonar: Agudo x Crônico x Diferenciais
  • Padrões de Imagem nas Infecções Pulmonares - dos Comuns aos Raros
  • Tomografia de Corpo Inteiro - Indicações, Protocolos, Achados e Relatório - I (Abdome / Pelve / Grandes Vasos)
  • Tomografia de Corpo Inteiro - Indicações, Protocolos, Achados e Relatório - II (Crânio-Cervical / Tórax)
  • US Doppler na Emergência: Até Onde Podemos Chegar?
  • Síndromes Aórticas Agudas e Emergências Vasculares nos Membros Inferiores
  • Imagem Cardíaca na Urgência: Principais Patologias / Achados de Imagem / Como Relatar
  • Emergências Musculoesqueléticas - Plantão Sem Medo
  • Patologias da Região Inguinoescrotal - Definindo Conduta Sem Radiação
  • Abdome Agudo I - Ultrassonografia Muito Além da FID
  • Abdome Agudo II - Patologias Genitourinárias - US e TC
  • Abdome Agudo III - Quando a TC Faz a Diferença?
  • US de Sítios Incomuns - Desmistificando / Resolvendo o que Ninguém Quer Resolver
  • Protocolos da Sala de Emergência: FAST / RUSH / BLUE
  • US na Orientação de Procedimentos Intervencionistas: Conceito de Bedside US
  • Novo Papel do Radiologista de Emergência: Perspectivas / Multidisciplinaridade
1.3.2. Módulo Prático

O Módulo Prático é uma atividade presencial, que acontece em data e local pré-definidos pela Sociedade Paulista de Radiologia e Diagnóstico por Imagem, e divulgados previamente na página do Curso de Radiologia de Emergências – Sobrevivendo no Plantão no site da SPR (www.spr.org.br).

Essa atividade presencial será baseada em estudo de casos e tem o objetivo de fazer com que o aluno pratique o aprendizado obtido no Módulo Teórico.

1.4. Avaliação

A avaliação é parte integrante do Curso de Radiologia de Emergências – Sobrevivendo no Plantão. A avaliação será publicada na Área Restrita em data anunciada na página “Programação” do Curso de Radiologia de Emergências – Sobrevivendo no Plantão, no site da SPR (www.spr.org.br). No último dia de realização da avaliação, o sistema de avaliação é encerrado às 18h (horário oficial de Brasília), de modo que os alunos que não concluírem a avaliação até esse horário ficarão impossibilitados de conclui-la.

O aluno possui duas tentativas de realização da avaliação. Essas tentativas devem ser realizadas no período de realização da avaliação anunciado na página “Programação” do Curso de Radiologia de Emergências – Sobrevivendo no Plantão no site da SPR.

Caso o aluno realize as duas tentativas da avaliação, o sistema considerará como nota final a nota mais alta alcançada pelo aluno nas duas tentativas realizadas.

1.5. Certificados

O Curso de Radiologia de Emergências – Sobrevivendo no Plantão oferece dois tipos de certificação aos alunos:

a. Certificado de Participação
b. Certificado de Aprovação

Para obtenção do Certificado de Participação, o aluno deverá assistir a 100% das aulas dos módulos Teórico e Prático dentro de período de realização divulgado na página “Programação” do Curso de Radiologia de Emergências – Sobrevivendo no Plantão no site da SPR (www.spr.org.br).

Para obtenção do Certificado de Aprovação, além de cumprir todos os critérios para obtenção do Certificado de Participação – conforme descrito acima – o aluno deve alcançar a nota maior ou igual a 75 na Avaliação do Módulo Teórico, que será aplicada no final do módulo, em data pré-definida pela Sociedade Paulista de Radiologia e Diagnóstico por Imagem, e divulgada previamente na página do Curso de Radiologia de Emergências – Sobrevivendo no Plantão no site da SPR (www.spr.org.br).

Os certificados serão disponibilizados no site da SPR (www.spr.org.br) em até 30 dias após o encerramento do curso.

1.6. Data de início e encerramento do curso

A data de início, data de publicação de cada aula, data da atividade prática, assim como a data de encerramento do curso estão publicadas na página “Programação” do Curso de Radiologia de Emergências – Sobrevivendo no Plantão, no site da SPR (www.spr.org.br).

As aulas são disponibilizadas aos alunos na Área Restrita semanalmente, seguindo o cronograma do curso. A partir do momento em que a aula é disponibilizada ao aluno, ela pode ser assistida quando e quantas vezes o aluno desejar até a data de encerramento do módulo/turma em que está matriculado. Após a data de encerramento do módulo/turma, o acesso ao conteúdo será interrompido.

As inscrições no Curso de Radiologia de Emergências – Sobrevivendo no Plantão são restritas a membros da SPR que estejam em dia com sua anuidade.

Os interessados deverão se inscrever em duas etapas: primeiramente no Módulo Teórico; posteriormente, no Módulo Prático.

As vagas são limitadas. Em caso de preenchimento total das vagas, o sistema de inscrição será encerrado, mesmo que o período de inscrição anunciado não tenha sido concluído, e os alunos interessados deverão aguardar a abertura de novas turmas para inscrição.

2.1.1. Inscrição no Módulo Teórico

A inscrição no Módulo Teórico deve ser feita por meio do sistema de inscrição disponível no site da SPR (www.spr.org.br), no período previamente anunciado pela SPR em seus canais de comunicação. O pagamento da matrícula deve ser realizado com cartão de crédito, diretamente no sistema de inscrição.

Após a efetivação do pagamento da inscrição, o aluno deverá aguardar até a data anunciada no site da SPR (www.spr.org.br) como data de início do curso para ter acesso às aulas. Caso o curso já tenha sido iniciado no momento da matrícula, o acesso ao curso será liberado ao aluno em até três dias úteis.

2.1.2. Cancelamento da inscrição no Módulo Teórico

Caso deseje cancelar sua inscrição no Módulo Teórico, o aluno deverá enviar um e-mail para sprdigital@spr.org.br solicitando o cancelamento. A solicitação deverá ser feita até a data limite anunciada previamente na página “Inscrição” do Curso de Radiologia de Emergências – Sobrevivendo no Plantão no site da SPR. Será reembolsado ao membro solicitante 70% do valor pago pela inscrição. Após a data anunciada como limite para solicitação de cancelamento da inscrição, a SPR não fará reembolso do valor pago. Também não serão aceitas solicitações de cancelamento de inscrição de alunos que já tenham iniciado o curso. Será considerado como iniciado, o curso cujo o aluno tenha clicado no link de visualização de uma ou mais videoaulas do módulo em sua Área Restrita.

A matrícula é pessoal e intransferível.

2.1.3. Inscrição no Módulo Prático

A inscrição no Módulo Prático deverá ser feita pelo aluno por meio do sistema de inscrição do evento da SPR em que ele será realizado. O sistema de inscrição ficará disponível para acesso no site da SPR (www.spr.org.br). A inscrição no Módulo Prático é gratuita.

A inscrição no Módulo Prático não dá direito ao aluno de participar do evento da SPR em que ele será realizado. Caso o aluno tenha interesse em participar do evento, ele deverá realizar uma inscrição à parte no evento em questão e arcar com os custos dessa inscrição (se houver).

O acesso ao curso deve ser feito por meio da Área Restrita do site da SPR (www.spr.org.br), utilizando o navegador de Internet Google Chrome ou o Mozilla Firefox, que são os navegadores homologados pela plataforma da Área Restrita da SPR (Fluig®).

Ao fazer o login na Área Restrita, o aluno deve acessar sua área de Aprendizado, clicar em “Meu aprendizado” e, por fim, na seção de “Treinamentos”, clicar no botão de acesso do módulo/turma em que está matriculado.

3.1.1. Como assistir as aulas do Módulo Teórico

O acesso às aulas do Módulo Teórico deve ser feito por meio da Área Restrita do site da SPR (www.spr.org.br), utilizando o navegador de Internet Google Chrome ou o Mozilla Firefox, que são os navegadores homologados pela plataforma da Área Restrita da SPR (Fluig®).

Ao fazer o login na Área Restrita, o aluno deve acessar sua área de Aprendizado, clicar em “Meu aprendizado” e, por fim, na seção de “Treinamentos”, clicar no botão de acesso ao Curso de Segurança em Radiologia da SPR.

Para assistir uma aula, o aluno deve clicar no link “Assistir agora”, localizado ao lado do título da aula. Uma nova janela do navegador será aberta com a videoaula, pronta para ser assistida.

Se a aula já tiver sido assistida ou acessada ao menos uma vez pelo aluno, o link para abertura da videoaula deixará de ser “Assistir agora” e passará a ser um sinal de verificação (✓). Ao clicar no sinal de verificação, uma caixa de seleção se abrirá na tela, onde o aluno deverá alterar o modo de visualização de “Visualizar” para “Rever” e clicar no botão “Assistir agora”. Uma nova janela do navegador será aberta com a videoaula, pronta para ser assistida novamente.

Observação: O modo de acesso às aulas eventualmente pode sofrer alterações com as atualizações da plataforma da Área Restrita da SPR (Fluig®). Em caso de mudanças, a SPR publicará as novas instruções em seu site (www.spr.org.br).

As aulas, geralmente, são divididas em quatro partes:

Parte A: primeira parte da aula

Pergunta A: pergunta referente à primeira parte da aula

Parte B: segunda parte da aula

Pergunta B: pergunta referente à segunda parte da aula

Para avançar entre as partes, o aluno deve sair do modo tela cheia (caso esteja) e clicar na seta para avançar que aparecerá no canto esquerdo do vídeo.

Para o aluno registrar no sistema que assistiu a aula até o fim, após responder à Pergunta B, ele deve clicar na seta para avançar até que a mensagem “Parabéns, você finalizou a aula!” apareça na tela. Com a mensagem na tela, o sistema registrará que o aluno assistiu a aula até o final, e assim ele poderá fechar a janela de exibição do vídeo.

Mais informações sobre o acesso ao curso e à navegação no ambiente estão disponíveis no Manual de Acesso ao Curso em http://spr.org.br/wp-content/uploads/Manual_Associado_V9_02_03-02-03-17.pdf

As Comunidades são espaços cujo objetivo é complementar o processo ensino-aprendizagem do Curso de Radiologia de Emergências – Sobrevivendo no Plantão, por meio de um ambiente colaborativo onde os alunos podem discutir entre si e com os tutores do módulo os temas abordados nas aulas. É um espaço para troca de conhecimento e informação, além de um canal para contato direto com os tutores a fim de esclarecer dúvidas sobre os tópicos estudados.

É também nas Comunidades que os tutores publicam artigos científicos de acesso livre que contribuem para uma melhor formação dos alunos.

Por ser um canal de cunho estritamente educativo, é expressamente proibida a publicação de anúncios publicitários ou qualquer outro conteúdo que não tenha relação com o curso ou com a SPR. Aqueles que desrespeitarem essa norma terão a conduta julgada pelas instâncias cabíveis.

Caso o aluno tenha qualquer dificuldade técnica relativa ao curso ou à Área Restrita, poderá enviar uma mensagem por meio do canal “Suporte”, localizado no menu principal da Área Restrita. A mensagem será respondida pela SPR em um prazo de até dois dias úteis. Em casos de emergência, o aluno poderá ainda acionar o departamento de Educação Digital da SPR pelo telefone (11) 5053-6363.

O horário de atendimento da SPR é de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, exceto feriados, quando não há expediente.

O Curso de Radiologia de Emergências – Sobrevivendo no Plantão é uma iniciativa da Sociedade Paulista de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (SPR) que visa o benefício coletivo de seus membros associados, e a reprodução fraudulenta de seu conteúdo é expressamente proibida, podendo o infrator sofrer sanções previstas no artigo 19º do Estatuto da SPR e no Título VII, capítulo II, da lei nº 9.610 de 19 de fevereiro de 1998, além das sanções penais cabíveis.
WordPress Image Lightbox