Proposta Pedagógica

PROPOSTA PEDAGÓGICA DO CURSO ONLINE DE RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM DA SPR

 

APRESENTAÇÃO

 

A Sociedade Paulista de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (SPR) foi fundada em 3 de março de 1968, na cidade de Jaú, interior de São Paulo. Atualmente, a entidade congrega mais de 5.000 associados, cobrindo todas as áreas de Diagnóstico por Imagem.

 

Integrada ao Departamento de Diagnóstico por Imagem da Associação Paulista de Medicina (APM) e filiada ao Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR), a SPR, representada pelos seus presidentes, tem se dedicado ao longo desses anos especialmente à defesa aos radiologistas, ao desenvolvimento científico e dinamização da especialidade, dentro dos mais altos princípios do profissionalismo.

 

Com a preocupação de atender os seus associados além das fronteiras da cidade de São Paulo, desde o ano de 2012, a SPR tem investido em tecnologia de educação a distância (EaD), buscando dessa forma levar o conhecimento ao alcance de seus associados mais distantes, residentes no interior do Estado ou fora dele, ou mesmo àqueles que residem na Capital, mas, que por dificuldades de locomoção e acesso aos locais de realização das reuniões científicas, ficavam impossibilitados de participar e usufruir das atividades promovidas pela entidade.

Em 2015, a SPR se preparou para dar mais um passo importante no sentido da transferência de conhecimento por meio das tecnologias da informação e comunicação. A partir desse ano, o Curso de Radiologia para Residentes e Aperfeiçoandos da SPR ganhou outro formato, com aulas ministradas a distância, disponibilizadas na Internet, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem da SPR. Agora, todo o Membro da SPR tem acesso a um conteúdo científico de qualidade voltado para a formação como radiologista.

A SPR, sempre comprometida com a qualificação profissional de alto nível de seus associados, visa com esse projeto atender à crescente demanda por formação continuada, em um contexto marcado pelas mudanças científicas e tecnológicas. É esse diferencial que orienta a construção de cursos, como o que ora apresentamos, que mais do que o cumprimento de uma exigência do mercado, materializa a concepção do papel formativo da SPR.

Nesse sentido, esta proposta reflete sua compreensão do processo educativo centrado na formação, qualificação e aperfeiçoamento profissional em resposta às demandas sociais, científicas e mercadológicas, comprometida com a formação do radiologista, do cidadão ético e socialmente responsável, por intermédio de práticas pedagógicas significativas e inovadoras, apoiadas na autonomia do aluno, e de um corpo docente altamente qualificado.

 

IDENTIFICAÇÃO DO CURSO

Nome do Curso: Curso Online de Radiologia e Diagnóstico por Imagem da SPR
Módulos: Neurorradiologia/Neuropediatria/Cabeça e Pescoço
Radiologia Musculoesquelética
Imagem da Mulher
Mama
Tórax
Abdome/Trato Geniturinário
Abdome/Trato Digestório
Radiologia Cardiovascular
Duração do curso: Duração variável de acordo com os cronogramas dos módulos publicados na página do curso no site da SPR.
Certificação Conferida: Certificado de conclusão ou de aprovação
Área de Conhecimento: Radiologia e Diagnóstico por Imagem
Modalidade: Distância
Relação
aluno/professor/tutor:
500/2


1. CONCEPÇÃO DO CURSO
 

O Curso Online de Radiologia e Diagnóstico por Imagem da SPR tem o propósito de contribuir com a formação de residentes em Radiologia e Diagnóstico por Imagem, do 1º ao 3º ano de residência, abordando temas que todo residente deve saber nessa fase de sua formação.

O foco do curso é estratégico, perpassando todas as áreas da especialidade necessárias à formação básica do radiologista. Isso é o que diferencia e justifica a oferta deste curso; considerando que a oferta de cursos na área enfoca mais os aspectos avançados ou específicos do Diagnóstico por Imagem do que propriamente os temas de abordagem prática, do dia a dia do radiologista.

 
1.1 PÚBLICO-ALVO
 

O público-alvo desse curso são Membros da SPR que estejam no primeiro, segundo ou terceiro ano de residência ou aperfeiçoamento em Radiologia e Diagnóstico por Imagem, que desejem ampliar seus conhecimentos em temas gerais da especialidade e se preparar para obtenção do título de especialista em Radiologia e Diagnóstico por Imagem.

 
1.2 OBJETIVO GERAL
 

O curso tem como objetivo geral formar profissionais para melhor prática radiológica e capacitá-los para a obtenção do título de especialista em Radiologia e Diagnóstico por Imagem.

 
1.3 PERFIL DO EGRESSO
 

O perfil esperado do egresso é de um profissional com conhecimentos gerais em Radiologia e Diagnóstico por Imagem, capaz de desempenhar seu papel como radiologista com fundamentos sólidos nas áreas estudadas.

 
2. CONCEPÇÃO CURRICULAR
 

O Curso Online de Radiologia e Diagnóstico por Imagem da SPR foi concebido e organizado com base na oferta de oito módulos temáticos: Neurorradiologia/Neuropediatria/Cabeça e Pescoço; Radiologia Musculoesquelética; Imagem da Mulher; Mama; Tórax; Abdome/Trato Geniturinário; Abdome/Trato Digestório; Radiologia Cardiovascular.

 
2.1 Estrutura curricular
 
Módulo - Neurorradiologia
Neuroanatomia
Módulo 1: Lobos Frontal e Parietal
Módulo 2: Lobos Parietal e Occiptal
Módulo 3: Lobo Temporal I
Módulo 4: Lobo Temporal II
Isquemia Encefálica
Trauma Cranioencefálico
Infecções Intracranianas
Tumores Intracranianos no Adulto
Síndromes Neurocutâneas e Facomatoses Vasculares
Sela Turca e Região Parasselar
Epilepsia
Doenças Desmielinizantes
Doenças Neurodegenerativas
Doenças Neurometabólicas Hereditárias
Doenças Neurometabólicas Adquiridas e Encefalopatias Tóxicas
Hemorragia Intracraniana e Malformações Vasculares Intracranianas
Anatomia da Coluna Vertebral e Medula Espinal
Doença Degenerativa da Coluna Vertebral
Mielopatia Não Neoplásica
Tumores da Coluna e Medula Espinal
Trauma Raquimedular
 
Módulo - Neuropediatria
US Transfontanela
Desenvolvimento do Crânio, Cranioestenoses e Anormalidades das
Meninges
Malformações do Encéfalo
Mielinização Normal em Crianças
Insulto Hipoxicoisquêmico em Crianças
Tumores Cranioencefálicos da Infância
Malformações da Coluna Vertebral e Medula Espinal
 
Módulo - Radiologia da Cabeça e Pescoço
Anatomia Básica do Pescoço – Espaços Cervicais
Rinofaringe e Base do Crânio
Linfonodos Cervicais
Lesões Cervicais Congênitas
Glândulas Salivares
Orofaringe e Cavidade Oral
Laringe e Hipofaringe
Seios Paranasais
Avaliação por Imagem do Globo Ocular e da Órbita
Ossos temporais
 
Módulo - Radiologia Musculoesquelética
Propedêutica Radiológica nas Artropatias Inflamatórias e Degenerativas
Doenças Degenerativas do Esqueleto Apendicular
Diagnóstico por Imagem na Artrite Reumatóide: RX, US e RM
Diagnósticos por Imagem nas Artropatias por Cristais: Ênfase em GOTA, CCPD e HADD
Doenças Hematopoiéticas: Alterações Ósseas Relacionadas ao Mieloma Múltiplo, Hist. X, Anemias e Hemofilia
Espondiloartropatias – Como Investigar e o que Procurar
Doenças Metabólicas Ósseas – Paget, Raquitismo e Osteoporose
Abordagem Sistemática da Osteomielite
Propedêutica Radiológica na Avaliação dos Tumores Ósseos
Diagnóstico por Imagem nos Tumores Ósseos Benignos
Diagnóstico por Imagem nos Tumores Ósseos Malignos
RM nos Tumores Ósseos – O que Eu Preciso Falar
Avaliação do Quadril Infantil
Fundamentos da Ultrassonografia Musculoesquelética
Tumores Musculoesqueléticos na Infância
Principais Variações Anatômicas que Simulam Patologias – Como Reconhecer
Diagnóstico por Imagem na Coluna: Ênfase em Anatomia, Doenças Degenerativas e Desvios da Curvatura
Trauma da Coluna – Como Investigar e o que Falar
RM do Ombro – Anatomia e Principais Patologias do MR
RM do Joelho – Meniscos e Ligamentos
RM do Quadril Adulto – Alterações Ósseas e Intra-Articulares
Medicina Esportiva em Adulto e Criança
Módulo – Abdome/Trato Digestório
Técnicas de exames radiográficos contrastados do aparelho digestório
Técnicas e protocolos de tomografia computadorizada nas patologias do intestino delgado em adultos
Abdome agudo inflamatório e vascular
Lesões hepáticas focais benignas em adultos
Lesões hepáticas difusas em adultos
Neoplasias Hepáticas Malignas
Avaliação por imagem da vesícula biliar e vias biliares
Pancreatites
Neoplasias do pâncreas: Imagem no Diagnóstico e Estadiamento
Doenças do baço
Abdome agudo obstrutivo
Câncer do cólon e reto: imagem no diagnóstico e estadiamento
Doenças inflamatórias intestinais
Cuidados e técnicas de exames contrastados do tubo digestório em crianças
TC e RM do abdome em RN e crianças: principais indicações e cuidados técnicos (overview)
Anomalias do TGI alto no RN e na criança
Anomalias do TGI baixo no RN e na criança
Afecções hepatobiliares e pancreáticas no RN e na criança
Massas hepáticas na criança
Módulo – Abdome/Trato Geniturinário
Doenças Císticas Renais
Tumores Renais Sólidos em Adultos
Doença Inflamatória dos Rins e Vias Urinárias
Tumores Uroteliais
Avaliação por Imagem da Adrenal
US e RM no Câncer de Próstata
US e RM nas Patologias Testiculares
Tumores Primários do Retroperitôneo do Adulto
Cuidados e Técnicas de Exames Contrastados do Trato Urogenital em Crianças
Anomalias do TU na Criança
Tumores Renais Pediátricos
Neuroblastoma e Tumores Retroperitoneais Extra-renais em Crianças
Avaliação Inguinoescrotal em Pediatria
Malformações Anorretais e Massas Pélvicas na Criança
Módulo – Mama
Rastreamento Mamário: Prós e Contras
Anatomia Mamária e Sistematização da Análise Mamográfica
Controle de Qualidade em Mamografia e Artefatos
Incidências Mamográficas: Quando e Como Usar
Dicas de Interpretação Mamográfica
BI-RADS para Mamografia
Ultrassonografia: Técnica de Exame e Como Evitar Erros
BI-RADS para USG
Ressonância Magnética: Técnica de Exame e Indicações
BI-RADS para RM
Procedimentos Mamários Percutâneos: Indicações e Técnicas
Lesões Benignas e Subestimáveis: Principais Tipos e Apresentações nos Métodos de Imagem
Câncer de Mama: Principais Subtipos e Apresentações nos Métodos de Imagem
TNM
Implantes Mamários: O que o Radiologista Deve Saber
Avaliação Mamária em Crianças e Adolescentes
Avaliação da Mama Masculina
Avaliação dos Principais Sintomas Mamários: Dor, Alteração Palpável e Fluxo Papilar
 
3. METODOLOGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM
 

O desafio da Educação a Distância (EaD) é criar condições para o aprendizado autônomo do aluno, sem a presença física do professor, construindo metodologias de ensino-aprendizagem que possibilitem a consecução desse objetivo, apoiadas em mecanismos de interação e comunicação adequados.

Do aluno, enquanto agente autônomo, espera-se a busca constante do conhecimento, a capacidade de questionamento e de diálogo com os demais sujeitos do processo educativo, associada à maturidade necessária para que administre seu processo de aprendizagem, pautado por uma relação dialógica com os professores tutores, a partir dos recursos didáticos. Na EaD são esses recursos que provocam a interação e com esse sentido devem ser concebidos, abrindo perspectivas para aprendizagem colaborativa, sem limitações de espaço e tempo.

A EaD, em razão de suas peculiaridades, exige essa relação dialógica entre alunos, tutores e todos os demais envolvidos no processo educacional. Demanda a organização de um sistema que possibilite o processo de interlocução entre os sujeitos da ação pedagógica. Dentre os elementos imprescindíveis a esse sistema estão: a) a implementação de uma rede que garanta a comunicação entre os sujeitos do processo educativo; b) a produção e organização do material didático; c) processo de acompanhamento e avaliação; d) criação de ambientes virtuais que favoreçam o processo de estudos dos alunos e o seu processo de orientação.

Por isso, no Curso Online de Radiologia e Diagnóstico por Imagem da SPR, as estratégias pedagógicas buscam promover a colaboração, a troca de experiências, ideias, informações e comunicação entre os alunos e os professores tutores, por meio de recursos de apoio às atividades a distância. Nesta perspectiva, disponibilizamos um fórum de discussão, além de materiais diversificados – biblioteca digital (STATdx) e videoaulas, que abordam os conceitos pertinentes de cada área, contextualizando-os e/ou exemplificando-os com situações reais.

Para o estudo individual, serão disponibilizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem as videoaulas narradas, que é o material conceitual para o estudo semanal. É possível também que sejam indicadas referências bibliográficas que favoreçam a complementação, exemplificação ou contextualização dos conteúdos abordados.

 
Atividade de Tutoria
 

A educação a distância demanda o estabelecimento de outro modelo relacional entre o aluno e a instituição. No aspecto pedagógico, ganha destaque a figura do professor tutor compreendido como um dos sujeitos da prática educativa que, em sua atuação, possibilita a significação desta modalidade principalmente ao possibilitar o rompimento da noção tradicional de tempo/espaço. Da educação a distância espera-se que o tempo seja o tempo de cada aluno e que o espaço (físico ou geográfico) não seja um obstáculo para o sucesso da aprendizagem, daí decorre a relevância da tutoria, compreendida como um dos elementos do processo educativo, onde se inicia e se mantém o processo dialógico, essencial da educação a distância.

Durante o desenvolvimento do curso, o professor tutor atua fundamentalmente no acompanhamento dos alunos, orientando-os em suas dificuldades, na realização das atividades propostas, na consulta de bibliografia e outras fontes de apoio, contribuindo ainda para o desenvolvimento da capacidade de organização das atividades propostas e para o autoestudo. São os professores tutores que estabelecem relações diretas com os alunos, auxiliando-os no processo de ensino-aprendizagem, mediando ações de aprendizagem, motivando-os e acompanhando-os, de modo que obtenham maior aproveitamento do ensino e da sua capacidade de aprendizagem. Cabe a eles a tarefa de ampliar a interatividade e a colaboração entre o grupo, tirar dúvidas, comunicar ações da SPR, bem como indicar novos materiais para estudo, sempre que necessário.

Para assumir tais responsabilidades, os professores tutores do Curso Online de Radiologia e Diagnóstico por Imagem da SPR são especialistas em suas áreas de formação e capacitados para atuar na educação a distância. Além disso, faz parte das atribuições do professor tutor:

  1. Organizar em conjunto com o coordenador do curso o plano de ensino do módulo em que é responsável.
  2. Estimular o interesse e a autonomia dos alunos pelas aulas e atividades propostas.
  3. Verificar a necessidade de inserir novos materiais e conteúdos no ambiente virtual de modo a atender às demandas específicas do módulo.
  4. Conhecer previamente os materiais didáticos já desenvolvidos para o curso.
  5. Orientar os alunos sobre a importância do respeito à dinâmica das aulas e o cumprimento dos prazos.
  6. Mediar as discussões nos fóruns propostos no componente curricular.
  7. Avaliar a aprendizagem dos alunos por meio das atividades realizadas, fornecendo feedbacks que colaborem com seu processo de aprendizagem.
  8. Avaliar de forma contínua sua própria atuação.
  9. Manter comunicação com a coordenação do curso, informando sobre qualquer questão que possa comprometer a aprendizagem dos alunos.
 
4. AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
 

A avaliação do processo de ensino-aprendizagem compreenderá a realização de atividades avaliativas virtuais, que envolvem exercícios de múltipla escolha. A cada aula e ao final de cada módulo serão aplicados testes com resposta automática online, por meio dos quais será possível verificar, de forma objetiva, o progresso do aluno. No encerramento de cada módulo, será aplicado um teste com perguntas que compreenderão o conteúdo abordado nas aulas aplicadas dentro do módulo.

O objetivo dessas atividades é reunir os saberes construídos nos componentes estudados ao longo de um determinado período.

 
4.1 AVALIAÇÃO FINAL
 

A avaliação final do módulo coresponde a um questionário que reunirá perguntas que abrangerão todo o conteúdo abordado durante o(s) módulo(s) matriculado. O formato da avaliação será o de questões objetivas, com múltiplas opções de resposta para cada uma das perguntas. A avaliação será aplicada online, no Ambiente Virtual de Aprendizagem do curso no site da SPR (www.spr.org.br).

A avaliação final trata-se de um componente curricular obrigatório, que visa avaliar as competências desenvolvidas pelos alunos ao longo do curso.

Para obtenção do certificado de aprovação do módulo, o aluno deverá atingir o percentual mínimo de 75% de acertos na(s) avaliação(ões), além de assistir a 100% do conteúdo das aulas apresentadas ao longo do módulo em que estiver matriculado. Caso o aluno não atinja o percentual mínimo de 75% de acertos na(s) avaliação(ões), poderá ainda receber o certificado de conclusão, caso assista a 100% das aulas ministradas no(s) módulo(s) em que estiver matriculado.

 
5. PERFIL DO CORPO DOCENTE
 

Em atendimento às normas da SPR, os professores do Curso Online de Radiologia e Diagnóstico por Imagem da SPR devem ter título em Radiologia e Diagnóstico por Imagem e ser Membro da SPR.

 
6. INFRAESTRUTURA
 

A SPR conta com infraestrutura material e corpo técnico-administrativo para fornecer suporte tecnológico, científico e instrumento ao curso, o que inclui a biblioteca digital STATdx™ com acervo diversificado e atualizado para possibilitar ao aluno o acesso às bibliografias indicadas para os componentes curriculares.

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