Regulamento Encontro de Residentes

Encontro de Residentes e Aperfeiçoandos em Radiologia e Diagnóstico por Imagem da SPR


O Encontro de Residentes e Aperfeiçoandos em Radiologia e Diagnostico por Imagem é um projeto promovido e organizado pela Sociedade Paulista de Radiologia e Diagnostico por Imagem de cunho científico educacional que objetiva o aprimoramento de residentes e aperfeiçoandos da área de Radiologia e Diagnóstico por Imagem.

REGULAMENTO

PARTE I – PREPARO E APRESENTAÇÃO DE CASO CLÍNICO
1. A instituição selecionada para participar do Encontro de Residentes e Aperfeiçoandos em Radiologia e Diagnóstico por Imagem da SPR deverá indicar 01 (um) residente/aperfeiçoando para apresentar um caso clínico na sessão de discussão de casos.

2. O Residente/Aperfeiçoando indicado deve ser membro da SPR e estar inscrito no Curso de Atualização em Imagem da SPR (Prof. Dr. Feres Secaf) do ano vigente.

3. É sugerido que haja um tutor ou “sênior” do Residente/Aperfeiçoando acompanhando a sessão de discussão de casos. A sua presença tem o objetivo de valorizar a sessão e também contribuir com a discussão, quando interpelado pelo responsável pela sessão, previamente designado pela SPR.

4. O tutor ou “sênior” indicado deve ser membro da SPR e estar inscrito no Curso de Atualização em Imagem da SPR (Prof. Dr. Feres Secaf) do ano vigente.

5. A instituição selecionada deve confirmar sua participação nessa atividade respondendo ao convite do Departamento de Eventos da SPR até o dia 15 de junho de 2018. A indicação do residente selecionado deve ser feita até o dia 29 de junho de 2018.

6. A instituição selecionada deverá preparar UM CASO clínico-radiológico, em formato PowerPoint, utilizando exclusivamente o template padrão do Encontro de Residentes e Aperfeiçoandos em Radiologia e Diagnóstico por Imagem da SPR.

7. Os slides da apresentação do caso terão que seguir a seguinte formatação:

Slide 1. Descritivo do Serviço e responsáveis + coordenador. Deve conter a informação do sistema predominante do caso clínico-radiológico apresentado. Exemplo: Caso de Pediatria; Caso de Urogenital; Caso de Musculoesquelético; etc.

Slide 2. História Clínica objetiva incluindo apenas os dados de maior relevância para o melhor encaminhamento da discussão.

Slide 3. Exames e outras informações subsidiárias relevantes. Por exemplo, endoscopia, antecedentes, imagem de achados (lesão cutânea, avaliação da cavidade oral etc.). Usar somente este slide ou distribuir as informações usando o slide 2.

Slide 4 (sequência de até quatro slides). Apresentação das imagens do caso. Mostrar as imagens selecionadas para a melhor discussão do caso, podendo incluir clipes/vídeo. Este momento é que deve concentrar o interesse didático e informativo da apresentação clínico-radiológica, bem como influenciar a discussão. Deverá conter as imagens que permitam uma conclusão razoável do debatedor. Não ultrapassar quatro slides, em nenhuma hipótese.

Slide 5. Deve conter somente a palavra “CONCLUSÃO”. Neste ponto o debatedor do caso faz sua ponderação final.

Slide 6. Contém o diagnóstico final e como este foi obtido.

Slide 7. Imagens opcionais que possam reforçar a conclusão: foto da peça e/ou dado da literatura e/ou dado que apoie o resultado. Não será permitido que o residente/aperfeiçoando apresente uma aula sobre o tema em questão, tampouco se faz necessária a adição de referências bibliográficas. Se forem incluídas outras informações devem estar somente neste slide.

Slide 8/Slide Final. MENSAGEM FINAL. Refere-se ao “Take home message”. Informar de maneira clara e sucinta, usando poucas linhas (8 linhas) ou numerando, o que se deve guardar deste caso. Qual a informação importante que este caso trouxe? Qual o seu ensinamento fundamental ou quais os ensinamentos que devemos guardar ou relembrar desta apresentação? IMPORTANTE: Trata-se de uma mensagem didática desta apresentação e não um quadro de tudo que esta anormalidade pode exibir. Quanto mais sucinto, maior o seu impacto didático, sendo recomendável que contenha apenas de uma a três frases.

8. O caso preparado, em sua versão final, deverá ser entregue a um colaborador ou representante da SPR, previamente designado, para que seja instalado no Mídia Desk (local do evento), no primeiro dia do Curso Feres Secaf, que em 2018 será o dia 16 de agosto. A instituição que não instalar o caso conforme estabelecido nesse regulamento será desclassificada e impossibilitada de apresentar seu caso na sessão.

9. O residente/aperfeiçoando terá até dez minutos para a apresentação integral do caso, aí incluídas a discussão e os comentários da plateia (debate/discussão). O moderador interromperá a apresentação quando esgotado este tempo. Recomenda-se que o residente/aperfeiçoando prepare seu caso para um tempo máximo de oito minutos.

PARTE II – DISCUSSÃO DO CASO COM A PLATEIA
10. Durante a apresentação do caso pelo Residente/Aperfeiçoando, o moderador da sessão levará a discussão do caso à plateia.

11. O moderador interromperá a discussão a seu critério ou após o diagnóstico correto mencionado, e o Residente/Aperfeiçoando concluirá a sua apresentação de forma sucinta.

PARTE III – JULGAMENTO E PREMIAÇÃO
12. Os casos apresentados serão avaliados por uma Comissão Julgadora designada pela SPR para o Encontro de Residentes e Aperfeiçoandos em Radiologia e Diagnóstico por Imagem da SPR.

13. Ao final da Sessão, o responsável pela condução da sessão indicará os seis Residente/Aperfeiçoando selecionados pelas melhores apresentações, classificando-os.

14. Os Residentes/Aperfeiçoandos apresentadores dos casos vencedores serão agraciados com os prêmios relacionados abaixo, de acordo com a ordem de classificação:

1º lugar – Passagem oferecida pela SPR e hospedagem oferecida pela FAARDIT para o evento CADI 2018 (27 a 29 de setembro), em Buenos Aires, na Argentina.

2º lugar – Passagem oferecida pela SPR e hospedagem oferecida pela SAR no evento CADI 2018 (27 a 29 de setembro), em Buenos Aires, na Argentina.

3º lugar – Passagem oferecida pela SPR e hospedagem oferecida pela SOCHRADI no Congresso Chileno de Radiologia 2018 (18 a 20 de outubro), em Santiago, no Chile.

4º lugar – Passagem oferecida pela SPR e hospedagem oferecida pela SOCHRADI no Congresso Chileno de Radiologia 2018 (18 a 20 de outubro), em Santiago, no Chile.

5º lugar – Combo Câmera EOS T6 - Premium Kit, da Canon

6º lugar - Uma inscrição gratuita em um dos Cursos de Educação Online da SPR.

15. Os Residentes/Aperfeiçoandos apresentadores dos casos classificados devem confirmar a aceitação do prêmio em até 72 horas após o anúncio dos vencedores, enviando e-mail para eventos@spr.org.br, em atenção à Comissão Julgadora do Encontro de Residentes e Aperfeiçoandos em Radiologia e Diagnóstico por Imagem da SPR. Caso haja ausência de manifestação ou manifestação de desinteresse pelo prêmio por parte dos ganhadores no período estipulado, o prêmio será automaticamente oferecido ao colocado não premiado subsequente, que terá até 24 horas para confirmar o interesse pelo prêmio na Secretaria da Sociedade Paulista de Radiologia.

16. Cada Residente/Aperfeiçoando apresentador do caso vencedor deve anexar ao comprovante de aceitação do prêmio referido no item 14, um documento da sua Instituição, confirmando a liberação do Residente/Aperfeiçoando vencedor de suas atividades regulares na instituição pelo período pré-determinado pela SPR. Não poderá haver adiamento desta comprovação e a SPR não poderá interferir de qualquer maneira para esta autorização.

17. Cabe à Diretoria da SPR deliberar sobre situações e ocorrências omissas neste regulamento.

WordPress Image Lightbox