Progetto Diventerò

Parceria Sociedade Paulista de Radiologia & Fundação Bracco

Em julho/agosto de 2015, em São Paulo, Brasil, durante o XIX Curso de Atualização em Imagem (Prof. Dr. Feres Secaf), a Fundação Bracco anunciou a primeira edição da parceira com a Sociedade Paulista de Radiologia para o Progetto Diventerò. Em 2017 a parceria permanecerá e as duas entidades selecionarão, em conjunto, três radiologistas que irão à Itália em 2018.



O Progetto Diventerò

O Progetto Diventerò (“Projeto vou me tornar”) é uma iniciativa plurianual da Fundação Bracco (Fondazione Bracco, Milão – Itália) para acompanhar jovens de talento durante seu treinamento profissional, promovendo um percurso inovador de consolidação entre o mundo acadêmico e aquele do trabalho diário.

Existente desde 2012, já contemplou 1.100 candidaturas e 230 premiados. Esse projeto representa uma ação concreta e coerente com a missão da Fundação Bracco, que objetiva promover investimento em capital humano e nos jovens para um comprometimento em relação ao futuro.



Sobre o Progetto Diventerò

O projeto visa agraciar 3 (três) radiologistas brasileiros com uma bolsa de estudos de 6 (seis) semanas em instituição de excelência na Itália em áreas que serão definidas no processo de seleção. Para cada fellow será atribuído um mentor, que irá fornecer orientação, pareceres científicos e técnicos durante o período de estágio na Itália. Durante o período em que o profissional permanecer no centro de estudos da Itália, não haverá avaliações, mas ele receberá um Certificate of attendencee.

Como participar:
  • Os interessados deverão preencher o formulário, disponível nesta página, enviar uma Carta de Recomendação da chefia do centro de trabalho/estudos atual e anexar uma carta de Motivação, explicando o seu interesse no Progetto, especificando a área de maior interesse para o estágio na Itália e confirmando a disponibilidade de partida para a Itália em março de 2018 (data de embarque que será divulgada pela Fundação Bracco e SPR no final do processo de seleção).
  • Pré-requisitos para participar: o candidato deve ser cidadão brasileiro, membro da SPR, nascido entre 1990 e 1984, ser médico radiologista, ter no mínimo 3 (três) anos de experiência na área (residência médica ou estágio em radiologia ou ultrassonografia) e ter boa proficiência na língua inglesa ou italiana (imprescindível).

Atenção: As inscrições para o Progetto Diventerò & SPR 2017/2018 ficarão disponíveis de 28 de julho a 13 de setembro de 2017.

Os currículos serão analisados e concorrerão às vagas disponíveis para o Progetto Diventerò & SPR 2017/2018 limitadas a um número de três, em áreas de diferentes especialidades, definidas no processo de seleção.
A premiação do Progetto Diventerò & SPR 2017/2018 é pessoal e intransferível. Caso o contemplado desista da viagem, no prazo de até 30 dias que antecedem o embarque, o próximo selecionado será convocado. O local de realização da bolsa após início do curso não poderá ser realocado.


Processo de Inscrição

1. Preenchimento do Formulário até o dia 13 de setembro na página do Progetto, no site da SPR;
2. Envio, em formato Word ou PDF, em Português, dos seguintes documentos:


  • Carta de recomendação da chefia do centro de trabalho/estudos atual;
  • Carta de motivação: - Explicando o seu interesse no Progetto, especificando a área de atuação e a área de maior interesse para o estágio na Itália e confirmando a disponibilidade de partida para a Itália em março de 2018 (data de embarque que será divulgada pela Fundação Bracco e SPR no final do processo de seleção).


  • Critérios de Seleção:
    • O candidato deve ser cidadão brasileiro, membro da SPR e ter nascido entre 1990 e 1984;
    • Ter, no mínimo, três anos de residência médica ou estágio em radiologia ou ultrassonografia (concluído até o período da inscrição - setembro de 2017);
    • Apresentar boa proficiência na língua inglesa ou italiana (imprescindível).



    Avaliação:

    Entre os dias 14 e 27 de setembro, uma junta composta por uma Comissão Científica da SPR e por um representante da Fundação Bracco farão a seleção por meio da análise dos Currículos (preenchidos em um formulário padrão), Cartas de Recomendação e Cartas de Motivação.


    Uma lista de candidatos pré-selecionados será elencada e estes serão informados na primeira semana de outubro via telefone e/ou e-mail sobre o horário da entrevista a ser realizada na sede da SPR, em São Paulo. Para candidatos que residam fora da capital, a entrevista poderá ser realizada via internet (Skype), vale lembrar que a qualidade da conexão é de responsabilidade do candidato.


    As entrevistas com os pré-selecionados serão realizadas no período de 4 a 18 de outubro de 2017 (em escala de horário a ser definida pela Comissão avaliadora).


    O primeiro classificado de cada área será convocado, via e-mail, e terá um prazo de até 10 dias para se pronunciar quanto a disponibilidade da participação. O candidato seguinte será chamado na sequência caso o candidato anterior não se manifeste e assim sucessivamente até a ocupação da vaga com a assinatura do contrato.


    Cronograma das Atividades:
    • Todos os documentos para inscrição deverão ser preenchidos por meio do link divulgado em nosso site até o dia 13 de setembro;
    • Convocação para entrevista: segunda quinzena de outubro de 2017;
    • Entrevista presencial ou via skype: entre 4 a 18 de outubro de 2017;
    • Divulgação dos aprovados: até o dia 30 de outubro de 2017.
    • Início de março de 2018: (data a ser confirmada): saída dos 3 (três) bolsistas para a Itália.
    • Abril de 2018: retorno ao Brasil após 45 dias.
    • Até Junho de 2018: Apresentação de trabalho (artigo científico ou caso para o Caderno 2 com direitos cedidos à SPR baseado na área de interesse estudada) e/ou entrevista de conclusão para o Jornal da Imagem - a ser definido pela Comissão.
  • Uma bolsa de estudo durante 45 (quarenta e cinco) dias em um centro de estudos da Itália;
  • Passagem aérea em classe econômica de ida e volta (Itália-Brasil);
  • Hospedagem em acomodação universitária/centro hospitalar;
  • Atuação como fellow no departamento de imagem de um centro de excelência de diagnóstico por imagem na Itália, a ser escolhido pela Fundação Bracco de acordo com a área do bolsista;
  • Honorário no valor de 1.500 Euros (um mil e quinhentos euros) ora convertidos em moeda nacional (R$ - reais) pelos 45 dias de estadia, sendo esta remuneração para despesas pessoais e alimentação do bolsista;
  • Forma de pagamento:
    -80% (oitenta por cento) do valor serão pagos até o início do estágio na Itália
    -20% (vinte por cento) após a apresentação do trabalho de conclusão no retorno ao Brasil.
  • Seguro saúde.
Para mais informações ou dúvidas, envie um e-mail para comunicacao@spr.org.br.
Dentre os 23 inscritos, Mariana Ribeiro Rodero Cardoso (US), Bruna Garbugio Dutra e Fernanda Garozzo Velloni (TC/RM) foram as aprovadas do Progetto Diventerò 2015. As três irão à Itália em março de 2016 para um treinamento de 45 dias como fellow no departamento de imagem de um centro de excelência em diagnóstico por imagem no país, conforme previa o projeto. O prêmio contempla ainda passagem aérea, hospedagem, seguro saúde e bolsa auxílio oferecidos pela Fundação Bracco.

O Progetto Diventerò (“Projeto Vou me Tornar”) é uma iniciativa da Fundação Bracco para jovens talentos. A parceria com a SPR foi consolidada durante do XIX Curso de Atualização em Imagem (Prof. Dr. Feres Secaf), com o objetivo de oferecer oportunidades de formação científica avançada aos futuros radiologistas brasileiros.

Confira as entrevistas que as selecionadas deram à SPR antes e depois do estágio:

Dentre os 35 inscritos, Augusto Lio Gonçalves Filho, Fernanda Lopez Mazzucato e Lais Uyeda Aivazoglou foram os selecionados para participar do Progetto Diventerò em 2017. Os três irão à Itália em março de 2017 para um treinamento de 45 dias como fellow no departamento de imagem de um centro de excelência em diagnóstico por imagem no país, conforme previa o projeto. O prêmio contempla ainda passagem aérea, hospedagem, seguro saúde e bolsa auxílio oferecidos pela Fundação Bracco.



O Progetto Diventerò (“Projeto Vou me Tornar”) é uma iniciativa da Fundação Bracco para jovens talentos. A parceria com a SPR foi consolidada durante do XIX Curso de Atualização em Imagem (Prof. Dr. Feres Secaf), com o objetivo de oferecer oportunidades de formação científica avançada aos futuros radiologistas brasileiros.



Confira as entrevistas que os selecionados deram à SPR antes e depois do estágio: